sábado, 16 de abril de 2011

Projeto: A Mulher do século XXI e o seu papel na sociedade

O projeto desenvolvido por mim, professora de Língua Inglesa - Ellen Kelly,em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que aconteceu dia 31/03/2011 às 15:30h,no Centro de Ensino Nicolau Dino - Grajaú/MA, visou valorizar a mulher no meio familiar, social e profissional, partindo de uma perspectiva com base no desenvolvimento intelectual e no respeito aos valores indispensáveis à vida numa sociedade democrática. Teve como objetivos primordiais:

 Favorecer assimilação consciente do processo de aprendizagem da língua inglesa;
 Ampliar várias capacidades do aluno a fim de que, este, consiga, diante das variadas situações da vida, agir de forma criativa, desenvolvendo a autoconfiança, a sensibilidade, o nível de determinação e organização pessoal, a habilidade de trabalhar em equipe, a facilidade de adaptação a novos contextos, o espírito inovador, a liderança comunicativa, a síntese e a crítica construtiva;
 Refletir sobre o uso da língua inglesa mediante as situações de leitura, interpretação e produção de frases e textos;
 Estimular o aluno a valorizar o convívio e o respeito entre as pessoas;
 Orientar as alunas, a formarem uma consciência mais moderna no que se refere à vida pessoal e profissional, objetivando a diminuição, ou mesmo, a erradicação da gravidez precoce;
 Favorecer a aprendizagem dos conteúdos a partir de atividades significativas.













O conteúdo trabalhado foi o seguinte:
CONTEÚDO
DISCIPLINA – INGLÊS

 Identificação e Reconhecimento de verbos no Presente Simples e Presente Progressivo;
 Vocabulário – Profissões e doenças comuns às mulheres.

JUSTIFICATIVA
Com o passar dos anos as mulheres ganharam mais espaço, quer seja no mercado de trabalho, quer seja na participação em sociedade ou nas decisões familiares, percebe-se que elas estão cada vez mais presentes.
Uma árdua e longa batalha, por reconhecimento e respeito foi travada, e significativos passos foram dados, porém há ainda muito para avançar. A mulher continua sendo o maior objeto de preconceito nas empresas brasileiras, a desigualdade salarial ainda é um problema, e o grande dilema do século XXI nos remete ao papel tradicional da mulher na sociedade: a maternidade. Cuidar dos filhos ou da carreira? Esse e outros questionamentos são feitos a longas gerações: a mulher deve trabalhar mesmo que não precise? Para que a mulher se realize, basta ser esposa, mãe e dona de casa? A mulher consegue ter o mesmo êxito que o homem no trabalho? “Uma nova postura, mais firme e exigente, é imposta às mulheres modernas, e o que se observa é uma população feminina mais decidida e participativa, inserida no mercado de trabalho e na vida em sociedade”. (Revista Veja. Edição Especial – Julho 2010)
Driblar o preconceito é mais uma das atribuições impostas à mulher. Apesar de já ter sido comprovado o bom aproveitamento da mulher em atividades antes exercidas somente por homens, o preconceito ainda paira sobre o sexo feminino. A sociedade precisa se desvincular desta idéia pré-concebida de que, o papel da mulher é somente o zelo do lar e da família, e passar a enxergá-la como mais uma contribuinte para o bom desenvolvimento de uma nação. O Brasil, recentemente, elegeu mais um presidente da República, e desta vez uma mulher! Isso significa que a caminhada em busca de respeito e reconhecimento continua avançando.
Este projeto visa despertar nos alunos do Centro de Ensino Nicolau Dino, 1ª Série do Ensino Médio, turno vespertino, o sentimento de respeito e valorização para com as mulheres, de forma prazerosa e lúdica, envolvendo conteúdos específicos da Língua Inglesa, pois se sentiu a necessidade de repassar valores indispensáveis à vida numa sociedade democrática. Está baseado segundo a Teoria Sócio-Interacionista de Vygostsky, que defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e as bases biológicas do comportamento humano. Pois é evidente, nesta teoria, a idéia de que o indivíduo reconstrói e reelabora os significados transmitidos pelo seu grupo cultural, a partir de interações que o aluno mantém com os adultos e outros agentes mediadores do seu entorno.

PROCEDIMENTOS
 Conversa informal para diagnóstico da concepção adquirida em torno do assunto;
 Leitura de textos diversos que abordem o tema tratado;
 Estudo das principais profissões exercidas por mulheres (expressões em inglês);
 Estudo das doenças mais comuns às mulheres (expressões em inglês);

OFICINAS
 Confecção de cartazes com mensagens motivadoras ou curiosidades relacionadas ao mundo feminino. (frases em inglês);
 Criação do Secret Angel (Anjo Secreto)
 Entrevistas com mulheres diversas, da comunidade, e Pesquisa de Campo, nas empresas de Grajaú, para levantamento de dados sobre a situação e perspectiva da mulher no mercado de trabalho.
 Exposição, em painéis ou stands, dos trabalhos confeccionados em sala durante os estudos;
 Seminário seguido de homenagem às mulheres da comunidade escolar.

RECURSOS
 Papéis em geral (cartolina, papel A4, papel 40, etc);
 Pincéis, colas e tesouras;
 Dicionários Inglês-Português;
 Equipamentos de mídia: Data-show, som, cd, microfone, caixa de som.
 Livros, apostilas, textos.
 Flores, TNT e balões.


AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e contínua. Para tanto, serão diagnosticados os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos por meio de troca de experiências, participação, interesse, compromisso, responsabilidade, desempenho, habilidade e criatividade.

QUESTIONÁRIO PROPOSTO PARA A ENTREVISTA
1) How do you see the woman in the job market, today?
( ) Without perspective ( ) She is more inserted in the job market ( ) She doesn’t work equal the man

2) The woman is held only as a mother, wife and homemaker?
( ) Yes ( ) Not

3) What is more important? Care of the sons or of the race?
( ) Sons ( ) Race

4) The woman should work even if doesn’t she need?
( ) Yes ( ) Not

5) The woman has the same sucess that the men in the job market?
( ) Yes ( ) Not

FOI FEITO TAMBÉM UMA PESQUISA DE CAMPO ONDE OS ALUNOS COLETARAM DADOS SOBRE A QUANTIDADE DE MULHERES INSERIDAS NO MERCADO DE TRABALHO, SALÁRIO GANHO POR ESSAS MULHERES E QUANTAS DELAS OCUPAM CARGOS DE CHEFIA.

O resultado foi surpreendente. Apesar de alguns alunos não terem demonstrado interesse no desenvolvimento dos trabalhos - infelismente nem todos participam, mas felismente essa parcela foi minoria - o trabalho foi levado à serio por quem realmente se dedicou. Fiquei feliz em vê-los trabalhando, pesquisando e se expressando com autonomia. Parabenizo a todos que se envolveram e se dedicaram aos estudos durante esse processo. O seminário foi excelente. Foi exatamente nesse momento que se pôde expor todos os estudos, pesquisas e entrevistas desenvolvidos no decorrer das aulas. Todos estão de parabéns. Ao final a diretora do Centro de Ensino Nicolau Dino, Conceição, enfatizou um pouco mais sobre o que devem ou não devem as meninas fazerem para conquistar um espaço no mercado de trabalho e também na sociedade. Aconselhou positivamente e também parabenizou pelo ótimo trabalho apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário