quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Romantismo em Portugal - 2º Ano

Durante o século XIX, Portugal participou de grandes transformações políticas européias.
Nesse período as primeiras manifestações pré-românticas aconteceram, mas o Romantismo só teve início no final dos anos 20.

O introdutor do Romantismo em Portugal é Almeida Garrett, essa nova escola dominará até a década de 60.
Conforme se sucederam as gerações dos autores o Romantismo foi evoluindo, isso se deu em três momentos:

* Primeira geração romântica portuguesa

- Sobrevivência de características neoclássicas.
- Nacionalismo
- Historicismo, medievalismo

Principais autores:

- Almeida Garrett

Obras:
Poesia: Camões (1825); Dona Branca (1826); Lírica de João Mínimo (1829); Flores sem fruto (1845); Folhas caídas (1853).
Prosa: Viagens na minha terra (1843-1845); O Arco de Santana (1845-50).
Teatro: Catão (1822); Mérope (1841); Um Auto de Gil Vicente (1842); O alfageme de Santarém (1842); Frei Luís de Sousa (1844); D. Filipa de Vilhena (1846).

- Alexandre Herculano
Obras:
Polêmicas e ensaios: A voz do profeta (1836); Eu e o clero (1850); A ciência arábico-acadêmica (1851); Estudos sobre o casamento civil (1866); Opúsculos (10 volumes, 1873 – 1908)
Historiografia: História de Portugal (1846-1853); História da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal (1854-1859).
Poesia: A harpa do crente (1838).
Prosa de ficção: Eurico, o presbítero (1844); O monge de Cister (1848); Lendas e narrativas (1851); O bobo 1878 publ. póst.)

- Antônio Feliciano de Castilho


* Segunda geração romântica portuguesa

- Mal do século
- Excessos do subjetivismo e do emocionalismo românticos.
- Irracionalismo
- Escapismo, fantasia
- Pessimismo

Principais autores:

- Camilo Castelo Branco
Obras: Carlota Ângela (1858); Amor de perdição (1862); Coração, cabeça e estômago (1862); Amor de salvação (1864); A queda dum anjo (1866); A doida do Candal (1867); Novelas do Minho (1875-77); Eusébio Macário (1879); A corja (1880); A brasileira de Prazins (1882).

- Soares Passos

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ATIVIDADE EM SALA DE AULA:

ANÁLISE DO FILME "ROMEU E JULIETA" PARA POSTERIOR COMPARAÇÃO ENTRE O FILME E A OBRA "AMOR DE PERDIÇÃO" DE CAMILO CASTELO BRANCO (1862).

1º) Registre no espaço abaixo, o nome do filme, seus personagens principas e secundários, o tempo e o espaço em que ocorrem os acontecimentos.

2º) Comente a personalidade de Romeu, você diria que ela é característica da juventude romântica? Por quê?

3º) Faça uma breve comparação entre o filme assistido e o Romantismo (Segunda Geração) Levante o que eles apresentam de comum entre si.

4º)Comente a presença da tragédia e morte na geração romântica.

5º) A morte estava presente na alma dos jovens que viveram na geração romântica. Ela lhes parecia como única solução aos problemas da vida, ao tédio e tristeza que lhes consumia a alma. Diante deste comentário, Até que ponto a morte pode ter sido uma opção das personagens?

6º) Analise o contexto histórico europeu em que nasceu o Romantismo e busque as causas para o tédio e o pessimismo presentes na geração romântica.

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