quinta-feira, 20 de maio de 2010

Figuras de Linguagem - 1º Ano - Aula dia 20/05/10 e 21/05/10




COMPARAÇÃO OU METÁFORA?

Comparação vs. metáfora


A comparação assemelha-se à metáfora, que não é mais que uma comparação não assumida, para acentuar a identidade poética entre as duas entidades comparadas.

Lendo a expressão "Os teus olhos são como lagos gélidos" existe uma comparação explícita denotada pelo conectivo "como". Contudo, se dissermos, "Os teus olhos são lagos gélidos", passamos a ter uma metáfora que passa a estabelecer uma relação de identidade poética em vez da mais prosaica comparação que mantém os dois objetos em universos distintos.

Foi trabalhada a música "AMOR E SEXO - ARNALDO JABOUR" para exemplificar a metáfora.

EX: Amor é prosa.

Amor E Sexo
Rita Lee
Composição: Rita Lee / Roberto de Carvalho / Arnaldo Jabor


Amor é um livro
Sexo é esporte
Sexo é escolha
Amor é sorte...

Amor é pensamento
Teorema
Amor é novela
Sexo é cinema..

Sexo é imaginação
Fantasia
Amor é prosa
Sexo é poesia...

O amor nos torna
Patéticos
Sexo é uma selva
De epiléticos...

Amor é cristão
Sexo é pagão
Amor é latifúndio
Sexo é invasão
Amor é divino
Sexo é animal
Amor é bossa nova
Sexo é carnaval
Oh! Oh! Uh!

Amor é para sempre
Sexo também
Sexo é do bom
Amor é do bem...

Amor sem sexo
É amizade
Sexo sem amor
É vontade...

Amor é um
Sexo é dois
Sexo antes
Amor depois...

Sexo vem dos outros
E vai embora
Amor vem de nós
E demora...

Amor é cristão
Sexo é pagão
Amor é latifúndio
Sexo é invasão
Amor é divino
Sexo é animal
Amor é bossa nova
Sexo é carnaval
Oh! Oh! Oh!

Amor é isso
Sexo é aquilo
E coisa e tal!
E tal e coisa!
Uh! Uh! Uh!
Ai o amor!
Hum! O sexo!


ANTÍTESE



Antítese é uma figura de linguagem (figuras de estilo) que consiste na exposição de ideias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos.O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos. É uma figura relacionada e muitas vezes confundida com o paradoxo.

Cquote1.svg Nasce o Sol, e não dura mais que um dia; Depois da Luz se segue à noite escura; Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas e alegrias. Cquote2.svg


Sendo antítese, as palavras “luz e noite escura” e “tristezas e alegrias”.

A música "AMOR E SEXO" também foi usada para exemplificar essa figura de linguagem:

EX:
Amor é cristão
Sexo é pagão

Onde as palavras "cristão" e "pagão" se opõem pelo sentido.


PARADOXO

Relacionado com a antítese, o paradoxo é uma figura de pensamento que consiste quando a conotação extrapola o senso comum, ou seja, a lógica. As expressões assim formuladas tornam-se proposições falsas, à luz do senso comum, mas que podem encerrar verdades do ponto de vista psicológico/poético.(Simplificando,é uma afirmação ou opinião que à primeira vista parece ser contraditória,mas na realidade expressa uma verdade possível). Em língua portuguesa, o paradoxo mais citado talvez seja o célebre soneto de Luís de Camões:

"Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?"

A diferença existencial entre antítese e paradoxo, é que antítese toma nota de comparação por contraste ou justaposição de contrários, já o paradoxo reconhece-se como relação interna de contrários:

* Antítese: "Eu sou velho, você é moço."
* Paradoxo: "Eu sou um velho moço."

PARA EXEMPLIFICAR ESSA FIGURA DE LINGUAGEM, FOI OUVIDA E ANALISADA A MÚSICA "TE VER" DO GRUPO SKANK:

Te Ver
Skank
Composição: Samuel Rosa / Lelo Zanetti / Chico Amaral


Te ver e não te querer
É improvável, é impossível
Te ter e ter que esquecer
É insuportável
É dor incrível...(2x)

É como mergulhar no rio
E não se molhar
É como não morrer de frio
No gelo polar
É ter o estômago vazio
Não almoçar
É ver o céu se abrir no estio
E não se animar...

Te ver e não te querer
É improvável, é impossível
Te ter e ter que esquecer
É insuportável
É dor incrível...

É como esperar o prato
E não salivar
Sentir apertar o sapato
E não descalçar
É ver alguém feliz de fato
Sem alguém prá amar
É como procurar no mato
Estrela do mar...

Te ver e não te querer
É improvável, é impossível
Te ter e ter que esquecer
É insuportável
É dor incrível...

É como não sentir calor
Em Cuiabá
Ou como no Arpoador
Não ver o mar
É como não morrer de raiva
Com a política
Ignorar que a tarde
Vai vadiar e mítica
É como ver televisão
E não dormir
Ver um bichano pelo chão
E não sorrir
E como não provar o nectar
de um lindo amor
Depois que o coração detecta
A mais fina flor...

Te ver e não te querer
É improvável, é impossível
Te ter e ter que esquecer
É insuportável
É dor incrível...(2x)


EXEMPLO DE PARADOXO EXTRAÍDO DA LETRA DA MÚSICA:

mergulhar no rio e não se molhar...


Dentre outros.


PERSONIFICAÇÃO OU PROSOPOPÉIA


A personificação ou prosopeia (prosopeia ou prosopopeia, no Brasil) é uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.

Dizer "está um dia triste" implica a atribuição de um sentimento a uma entidade que, de fato, nunca poderá estar triste mas cujas características (céu nublado, frio, etc) poderão conotar tristeza para o ser humano.

Nas fábulas, a personificação toma um sentido simbólico, onde a atribuição de determinadas características humanas a seres irracionais segue determinadas regras determinadas pelo contexto socio-cultural do autor: os leões passam a ser corajosos (ou fanfarrões, como na fábula do leão e do rato, de Esopo); as raposas tornam-se astutas (ou desdenhosas); as características dos materiais passam a conotar o caráter humano ou o seu estatuto em termos de poder (forte ou frágil, como na fábula da panela de ferro e da panela de barro).

É uma figura de estilo frequentemente utilizada na literatura infanto-juvenil, ao permitir rasgos de fantasia que a literatura para adultos nem sempre permite, ainda que a ela recorra frequentemente (por exemplo, no realismo mágico sul-americano ou em contos e novelas como em O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá de Jorge Amado ou História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda - que funcionam como fábulas modernas e que, tal como em O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, esbatem as fronteiras entre o que é literatura para adultos ou literatura para crianças).

Exemplos de personificação:

"O Gato disse ao Pássaro que tinha uma asa partida."

"O Vento suspirou e o Sol também."

"A Cadeira começou a gritar com a Mesa."

"O Sol amanheceu triste e escondido."

"A Bomba atômica é triste, Coisa mais triste não há Quando cai, cai sem vontade" (Vinícius de Morais)

" A lua beijava a face do lago adormecido "

"O fogo dançava com a chuva"

MÚSICA TRABALHADA EM SALA DE AULA PARA EXEMPLIFICAR A PERSONIFICAÇÃO:


Garganta
Ana Carolina
Composição: Totonho Villeroy


Minha garganta estranha
Quando não te vejo
Me vem um desejo
Doido de gritar

Minha garganta arranha
A tinta e os azulejos
Do teu quarto, da cozinha
Da sala de estar (2x)

Venho madrugada
Perturbar teu sono
Como um cão sem dono
Me ponho a ladrar

Atravesso o travesseiro
Te reviro pelo avesso
Tua cabeça enlouqueço
Faço ela rodar (2x)

Sei que não sou santa
Às vezes vou na cara dura
Às vezes ajo com candura
Pra te conquistar

Mas não sou beata
Me criei na rua
E não mudo minha postura
Só pra te agradar (2x)

Vim parar nessa cidade
Por força da circunstância
Sou assim desde criança
Me criei meio sem lar

Aprendi a me virar sozinha
E se eu tô te dando linha
É pra depois te... Han!

Aprendi a me virar sozinha
E se eu tô te dando linha
É pra depois te abandonar...(4x)

Minha garganta estranha...

(Diz aí!)
Aprendi a me virar sozinha
E se eu tô te dando linha
É pra depois te abandonar
Eh! Eh!

Aprendi a me virar sozinha
E se eu tô te dando linha
É pra depois te abandonar...

EX: "Minha garganta estranha" E "Minha garganta arranha"

7 comentários:

  1. Achei mt legal essa aula online mais qu queria que vc postasse no blog as figuras de linguegem que são dadas para a 1ª série do ensino médio eu agradeceria muito se postasse beijos ana karolina.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida, sou professora do fundamental, esse seu post está maravilhoso sobretudo pelas sugestões de músicas, bjs!!! vou te seguir

    ResponderExcluir
  4. Olá Karolina...me desculpa a demora em responder. Estive fora por um bom tempo. Mas respondendo ao seu questionamento...essas figuras foram trabalhadas na 1ª série do Ensino Médio. E olha...faça porque eles adoram aulas com música, procura saber de quais eles gostam, aí colega, tudo fica tão bom!!!

    ResponderExcluir
  5. E ah! Agora estou trabalhando com Língua Inglesa, inclusive estou preparando algumas postagens de trabalhos já executados este ano. Ma também estarei postando sugestões na área de Língua Portuguesa. Bjus!

    ResponderExcluir
  6. U.U gostei muito massa,era tudo que eu precisava vlws ^^

    ResponderExcluir
  7. Eu queria saber se é obrigatório ter idéias contrárias no paradoxo???

    Eu poderia dizer que "É ter o estômago vazio e não almoçar" é um paradoxo???

    ResponderExcluir