quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Romantismo no Brasil - Biografia de Gonçalves Dias. 2º Ano. "Esse" ai na foto sou eu - professora Ellen - na aula do dia 19/05/2010


Sou Gonçalves Dias, nasci no ano de 1823, na cidade de Caxias - MA. Estudei no Maranhão até aos 17 anos de idade, depois mudei-me para Potrugal a fim de estudar Direito. Formei-me aos 21 anos de idade, mas antes disso fiquei muito famoso por conta de um lindo poema composto por mim e que exaltava a minha terra, "Canção do Exílio". Eu já morava em Coimbra há três anos e estava muito saudadoso da minha cidade, foi aí que decidi escrever esses versos:

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá[...]

[...] Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá
Sem que desfrute os primores que não encontro eu cá
Sem q'inda aviste as palmeiras
Onde canta o sabiá.

Quando voltei ao Brasil fiz vários trabalhos incríveis. Fui professor de latim em Niterói, fui pesquisador do IHGE e fui professor em outras escolas também.
Foi ainda no Rio de Janeiro que publiquei minhas principais obras:

Primeiros Cantos (1846)
Segundos Cantos (1848)
Sextilhas de Frei Antão (1848)
Os timbiras (1857)
Dicionário da Língua Tupi

Meus poemas eram do gênero épico e lírico. Juca Pirama é uma produção minha do gênero épico, onde canto os feitos heróicos dos nossos índios. No poema lírico, escrevo sobre a pátria, Deus, a natureza e o amor não correspondido.

Para alguns eu sou o primeiro grande poeta brasileiro.

2 comentários: