terça-feira, 18 de maio de 2010

Modernismo e Vanguardas Européias - 3º Ano

A LINGUAGEM DO MODERNISMO

A linguagem modernista usa a técnica da simultaneidade, isto é, a junção de elementos aparentemente sem relação uns com os outros;

A arte moderna usa o urbanismo e a modernidade como tema, isto é, a valorização das cidades, do trabalho, das fábricas e de situações cotidianas da vida, valoriza também a noção de progresso advinda da industrialização e das máquinas;

Os modernistas também têm inclinação para o humor, a piada, a ironia.

Os modernistas propunham as “palavras em liberdade”, não se prendiam às regras. No lugar da métrica, propunham o uso do verso livre.

As regras ortográficas são diferenciadas no modernismo, em algumas obras, por exemplo, não são empregados sinais de pontuação.

VANGUARDAS EUROPÉIAS

DO FRANCÊS avant-garde, que significa

“o que marcha na frente”

“Vanguardas” são grupos ou correntes que apresentam propostas inovadoras.

“Européias” por terem nascido na Europa

As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram um tempo de rompimento com as estéticas anteriores, como o Simbolismo.

Nesse período, a Europa estava em clima de contentamento diante dos progressos industriais, dos avanços tecnológicos, das descobertas científicas e médicas, como: eletricidade, telefone, rádio, telégrafo, vacina anti-rábica, os tipos sanguíneos, cinema, RX, submarino, produção do fósforo. Ao mesmo tempo, a disputa pelos mercados financeiros (fornecedores e compradores) ocasionou a I Guerra Mundial.

O clima estava propício para o surgimento das novas concepções artísticas sobre a realidade: de um lado a burguesia eufórica pela emergente economia industrial e, de outro lado, a marginalização e descontentamento da classe proletária e a intensificação do desemprego.

OS MOVIMENTOS CULTURAIS DESSE PERÍODO, SÃO:

Futurismo,

Cubismo,

Expressionismo,

Dadaísmo

Surrealismo.

FUTURISMO

A ideologia futurista apresenta temas que engrandece a vida moderna:

o automóvel, a eletricidade, a velocidade, a máquina.

MANIFESTO FUTURISTA DE MARINETTI:

Olhe-nos! Nós não estamos esfalfados...Nosso coração não tem a menor fadiga. Porque ele está nutrido pelo fogo., pelo ódio e pela velocidade!...Isso o espanta?”
“Nós queremos glorificar a guerra – única higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, o gesto destrutor dos anarquistas, as belas idéias que matam, e o menosprezo à mulher.

PROPOSTAS DO MANIFESTO FUTURISTA

· Um dos manifestos futuristas, “Manifesto Técnico da Literatura Futurista”, propôs a “destruição da sintaxe”, a depreciação do adjetivo, advérbio e da pontuação. Por outro lado, apoiou a idéia de que os substantivos deveriam vir no texto ao acaso, conforme surgissem nos pensamentos.

FUTURISMO NO BRASIL

As idéias futuristas chegaram ao Brasil através do escritor Oswald de Andrade em sua viagem à Europa.

Oswald é, portanto, o escritor responsável pela introdução do ideário futurista no Brasil, porém, com uma denotação mais suave do que o original europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário