terça-feira, 18 de maio de 2010

Descrição - 1º ano

Descrição caracteriza-se por ser um “retrato verbal” de pessoas, objetos, animais, sentimentos, cenas ou ambientes. Entretanto, uma descrição não se resume à enumeração pura e simples. O essencial é saber captar o traço distintivo, particular, o que diferencia aquele elemento descrito de todos os demais de sua espécie. Os elementos mais importantes no processo de caracterização são os adjetivos e locuções adjetivas. Desta maneira, é possível construir a caracterização tanto no sentido denotativo quanto no conotativo, como forma de enriquecimento do texto.

Descrição Subjetiva X Descrição Objetiva:

  • Objetiva - Quando o objeto ou ser são narradas ou apresentadas como realmente são fisicamente na realidade.
  • Subjetiva - Quando há a interferência da emoção, ou seja, quando o objeto ou ser, são transfigurados pela emoção do autor.

A seguir algumas descrições redigidas por alunos do 1º ano do Centro de Ensino Nicolau Dino - Remanso.


A CAMINHO DA ESCOLA
AUTORA: Jéssica Silva Pereira



Como quase todos sabem, eu não moro no Remanso, moro em um outro povoado chamado Angico a 04km de distância, para ser mais exata.
Entro no carro e encontro duas amigas, Kenia e Kelvia, e o motorista, é claro. Olho pela janela, mas não vejo nada, pois a escuridão da noite não permite que a lua ilumine o caminho, porém lembro de como ele é durante o dia. Lembro das árvores, dos pássaros, do asfalto preto...e por quê não lembrar, também, do barulho dos carros?
Nesse caminho encontro muitas pessoas. Não sei como se chamam, quantos anos têm e muito menos de onde vêm ou para onde vão, só sei que são altos, baixos, brancos, negros... e que sempre estamos separados pelas latarias dos carros.
Enfim chego ao Remanso. Vejo várias casas, bares, lanchonetes e muitas pessoas indo para a escola. Saio do carro e vou encontrar a Thayanna, a Rossicléia e os meus outros amigos e colegas, que sempre me recebem com um sorriso.
Quando termina a aula, só me resta voltar para casa pelo mesmo caminho, olhando pela mesma janela e vendo a mesma escuridão.


INDO PARA ESCOLA
AUTORA: Daniela Sousa Silva



Sempre vou à escola e gosto muito de observar as coisas por onde passo. Quando passo pelas ruas vejo pessoas lindas e maravilhosas, de olhos castanhos, pretos, verdes ou azuis, de cabelos pretos, castanhos, ruivos ou loiros, e de peles preta, parda, branca ou morena, comumente sentadas em bancos de praças,mas sem exuberâncias ou luxos.
As casas são em geral pequenas, contruídas de tijolos, longe umas das outras e que no máximo possuem seis cômodos. Desta maneira as famílias vivem em paz e sem interferências.
As ruas não são bem asfaltadas e são pouco transitadas por veículos, o que nos deixam uma impressão de um lugar propício para o descanso e paz.
Sempre digo que aqui é o lugar perfeito para morar, perfeita para fazer caminhada, pois sempre respiramos este ar refrescante.


DANIELA E JÉSSICA REPRESENTARAM A TURMA COM SUAS PRODUÇÕES. PARABÉNS À TODOS OS ALUNOS QUE SE EMPENHAM E SE DEDICAM AOS ESTUDOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário